Mato Grosso, S�bado, 18 de Maio de 2024     
Novo Portal
Alunos do projeto Kuratumoto se destacam em Campeonato em Cuiabá
O Kuratumoto é uma parceira Unemat e Instituto Airton Senna que utiliza o esporte no auxílio à Educa
Alunos do projeto Kuratumoto se destacam em Campeonato em Cuiabá
31/10/2006 10:08:46
por Coordenadoria de Comunicação Social
Alunos do Kuratumoto conquistam medalhas em campeonato de Karatê
Alunos do Kuratumoto conquistam medalhas em campeonato de Karatê

Sete alunos ligados ao Projeto Kuratumoto se destacam no 17º Unicuia, campeonato tradicional de Karatê, realizado nesse último sábado, 28 de outubro, em Cuiabá.

Os jovens competiram em diferentes categorias divididas por idade e peso, todos com faixa amarela (que é a segunda graduação dentro do esporte). Foram duas meninas e cinco meninos, com idade entre 10 e 15 anos. O professor de Karatê do Kuratumoto e acadêmico da Agronomia da Unemat, Saulo Lopes, conta que o resultado foi muito positivo. “Eles são iniciantes e competiram com mais de 400 atletas. O que trouxe a colocação mais baixa conquistou um bronze”, comemora.

Monique Fernanda Miranda, 12 anos, mostrou com orgulho os dois troféus de ouro conquistados no campeonato: um em kata (uma espécie de demonstração dos movimentos de defesa e golpes) e outro no Kumite (que é a luta). “Eu gostei de competir, mas não tem rivalidade. Lutei até com algumas amigas minhas”, conta.

O campeonato de Karatê Unicuia é uma competição tradicional realizada na capital mato-grossense e congrega atletas de toda a região centro-oeste. Ver os colegas trazendo bons resultados contribui para o desempenho de toda a turma. “Eles começaram sem muita expectativa e agora, aos poucos, vão tendo mais vontade. Ver um colega trazendo medalhas é um grande incentivo”, disse o professor Saulo.

Ao todo, 48 jovens e crianças, entre 6 e 15 anos, participam das as aulas de Karatê do Projeto Kuratumoto, realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, na Escolinha de Aplicação em Cáceres, com apoio da Associação W-Kan. O esporte não é visto como competição, mas objetiva a integração e a formação de indivíduos completos.

O coordenador de esporte do Kuratumoto, Anderson Adiel Postal, egresso do Curso de Deireito da Unemat, explica que a metodologia do projeto não visa formar atletas, mas contribuir por meio do esporte para formar cidadãos. “Mas não podemos deixar de incentivar e apoiar quem tem o dom para determinadas modalidades. O Karatê ajuda na disciplina e serve como um incentivo”, explica.

Os alunos que participam desta atividade, freqüentam também outras oficinas de apoio à escolarização, desenvolvidas dentro do Projeto. O Kuratumoto é uma parceria entre Unemat e Instituto Airton Senna e tem como eixo norteador arte, saúde e esporte como forma de ampliar tempo escolar e oferecer alternativas aos jovens.

Danielle Tavares- Assecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 141913
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada